Entendo que trabalhar com projetos trata-se de uma Postura Pedagógica, pois trata-se de uma proposta em que constantemente estamos avaliando a nossa prática, a prática com projetos em muitos casos ajudam a ensinar mais e melhor, articulando propósitos didáticos(o que os alunos devem aprender) e sociais( o trabalho têm um produto final), além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares.
A aprendizagem com Projetos torna o aluno corresponsável pela própria aprendizagem, desenvolvendo a autonomia,a importância de buscar soluções, interpetar dados, observar e registrar descobertas, promovendo a divulgação dos conhecimentos produzidos pelos alunos.
Nesta via de aprendizagem o professor torna-se mediador, pesquisador,observador das problemáticas oportunizando um ambiente educativo e principalmente as aprendizagens se constroem a partir de uma relação dialética entre ensinar e aprender, onde o professor e o aluno aprendem e ensinam mutuamente.
Lendo o texto"Técnica de Ensino ou Postura Pedagógica?" lembrei de uma reportagem da revista Nova Escola que aborda o tema Como trabalhar com projetos? Contribuindo com a reflexão do assunto, segue algumas dicas de "Quais as Caracteristicas de uma boa proposta":
1 - Delimitar e conhecer bem o assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente.
2 - Escolher uma meta de aprendizagem principal e outras secundárias que atendam às necessidades de aprendizagem.
3 - Ter clareza do que as crianças conhecem e desconhecem sobre o tema e o conteúdo do trabalho.
4 - Construir um cronograma com prazos para cada atividade, delimitando a duração total do trabalho.
5 - Selecionar previamente os recursos e materiais que serão usados, como sites e livros de consulta.
6 - Deixar claro para a sala os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos.
7 - Relacionar uma etapa à outra, em uma complexidade crescente. Neste caso, primeiro vem a leitura, depois a escrita coletiva e, por fim, a individual.
8 - Antecipar quais serão as perguntas que você fará para encaminhar a atividade.
9 - Prever quais momentos serão em grupos, em duplas e individuais.
10 - Revisar o que a garotada fez e pedir novas versões do trabalho.
11 - Escolher um produto final forte para dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.
12 - Prever os critérios de avaliação e registrar a participação de cada um ao longo do trabalho.
Fonte: Revista Nova Escola - Edição nº241 - Abril 2011
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